Conheça os 4 conceitos básicos e principais sobre o ambiente de missão crítica

Você já parou para pensar na situação caótica em que a cidade de São Paulo viveria se os computadores de uma empresa de telefonia simplesmente parassem?

O ambiente de missão crítica vem como resposta para que esse cenário não aconteça.

Dentro deles são colocadas tecnologias e equipamentos que têm como objetivo evitar possíveis paralisações e perdas de dados importantes. Existem conceitos básicos que um ambiente de missão crítica deve seguir. A Ageplan destaca os quatro principais:

●      tolerância a falhas e alta disponibilidade: equipamentos e sistemas conhecidos como “tolerantes a falhas” são utilizados para se caso o principal deixa de funcionar, um segundo assume imediatamente o papel sem que haja interrupção de funcionamento;

●      escalabilidade: para criar condições em que a capacidade dos sistemas seja expandida conforme a necessidade da empresa. Os sistemas têm que ter a disponibilidade para lidar com sobrecarga, múltiplos acessos e demais demandas, a depender da necessidade do cliente – pensando sempre na possibilidade de expansão sem paralisar o que já está em funcionamento;

●      segurança: o ambiente de missão crítica deve ser construído em um local seguro, com proteção contra incêndios e ter uma climatização adequada. O acesso das áreas específicas também deve ser controlado, se um funcionário trabalha com suporte a clientes por exemplo, não há razão para ele ter acesso à sala de servidores. Além disso, as pessoas autorizadas podem estar submetidas a uma política na qual devem dar satisfações sobre o que fizeram durante o trabalho. Se um funcionário autorizado sair da empresa, suas senhas de acesso devem ser eliminadas, para evitar que ele consiga acessar o sistema remotamente. A fim de evitar problemas para a operação, é preciso considerar a possibilidade de retirar ou acrescentar equipamentos sem que outros sejam desligados;

●      storage: existem equipamentos dotados de tecnologia de ponta que visam facilitar o gerenciamento de dados por meio de softwares e dispositivos. Imagine o seguinte cenário: o volume de dados da sua empresa aumenta a cada dia e por se tratar de um ponto central e muito sensível, é considerado um ambiente de missão crítica. Precisa-se levar em consideração que essas informações são confidenciais, que não podem de forma alguma serem perdidas e dependendo do core da empresa o acesso a eles tem que ser feito de maneira satisfatória em um curto período de tempo.

Você já conhecia o ambiente de missão crítica? Comente abaixo para que possamos enriquecer e compartilhar curiosidade sobre o assunto. Se estiver precisando de um especialista para criar o seu projeto de missão crítica, a Ageplan pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais em: https://lnkd.in/dPa942Ca

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