A pandemia acelerou a modernização do acesso à internet no Brasil, e segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) houve um aumento de 50% no uso de internet no país – em dados de 2020.
Para acompanhar esse movimento do mercado, começamos a falar sobre a chegada do 5G para os usuários brasileiros. Mas você sabe o que ele significa na prática?
A Ageplan explica: a nova tecnologia promete entregar uma nova geração de internet móvel com velocidade até 100 vezes maior que o 4G e com menos tempo de latência. Ou seja, a conexão será quase que em tempo real. Segundo o edital mais atualizado, o 5G deve começar a funcionar nas 26 capitais do país até julho deste ano – e nas cidades com mais de 30 mil habitantes, isso deve acontecer até julho de 2029.
A telecomunicação será bastante impactada com essa mudança e as empresas especializadas em telecom não precisarão mais se limitar somente aos serviços de telefonia, banda larga e TV. Além disso, os usuários vão poder usar mais aparelhos conectados na mesma fonte.
Os dois setores que mais serão beneficiados são o mercado IOT e a indústria 4.0. Um estudo realizado pela Brasscom revelou que, até 2024, devem ser investidos R$ 413,5 bilhões em mobilidade e conectividade, setores que estão em franca expansão.
Por esse motivo, recentemente um estudo da IDC Brasil calculou que até 2022 o 5G deve gerar $2,7 bilhões de dólares em novos negócios. Portanto, é fundamental traçar estratégias para identificar as oportunidades e aproveitar para conquistar uma fatia desse bolo.
Você tem se preparado para a chegada do 5G no Brasil? Conte com nossos especialistas para tirar dúvidas a respeito do seu telecom e como modernizá-lo.
#saberfazereparapoucos
#fazerbemfeitoeageplan
#jeitoageplandeser
#Ageplan #telecom #telecomunicações #tecnologia #5G #internet