Nosso Consultor em Soluções Técnicas, Eng. Leandro Ykeda, escreveu um artigo onde compartilha a importância do planejamento na elaboração de projetos de Missão Crítica.
Vale a pena conferir!
#saberfazereparapoucos
#fazerbemfeitoeageplan
#jeitoageplandeser
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE MISSÃO CRÍTICA
Leandro Ykeda, Consultor em Soluções Técnicas na Ageplan Engenharia
A principal etapa de um projeto de missão cítrica é a elaboração de um bom planejamento.
É no planejamento que se visa entender quais as metas e expectativas que serão atendidas e comparadas aos resultados esperados.
Geralmente, nos projetos de missão crítica existem limitações de recursos humanos e financeiros, e para alcançar o planejado é necessário entender os possíveis riscos que podem interferir na execução do projeto e como poderão ser mitigados.
Na perspectiva do planejamento, podemos dividir em duas etapas:
Etapa atual: visa entender a infraestrutura que está sendo utilizada, como por exemplo – o ar condicionado, o sistema elétrico, o sistema de detecção e combate a incêndio e a automação.
Etapa futura: refere-se a infraestrutura demandada e como deverá ser atendida.
Um dos desafios neste planejamento é a previsão de crescimento da infraestrutura, principalmente devido às incertezas conjunturais e do posicionamento estratégico das empresas neste cenário.
Aliado a isto, esses projetos envolvem disciplinas variadas e específicas, que na maioria das vezes, as empresas não possuem este domínio. Para isso, é necessário o apoio externo de construtoras especialistas para desenvolver este planejamento.
O apoio de especialistas, irá auxiliá-los como destaque:
Nas especificações dos equipamentos;
Na indicação de melhores práticas de engenharia aplicada;
Na aderência as normas vigentes;
No enquadramento do projeto dentro do cenário financeiro desejado.
Um investimento inicial elevado e a subutilização da infraestrutura podem gerar gastos desnecessários, principalmente com manutenções e o consumo de energia elétrica. Em caso de dimensionamento inadequado, a infraestrutura projetada pode ficar obsoleta num breve espaço de tempo, sendo necessário um novo investimento. Logo, na maioria dos casos é necessário um planejamento escalável, onde é possível atender à necessidade do momento com o ambiente preparado para futuras expansões.
Assim, é recomendável que em todo o projeto de missão crítica, desde o mais simples ao mais complexo, seja realizado um planejamento estratégico com especialistas do setor, visando a aderência da necessidade atual com as previsões futuras de crescimento.